terça-feira, 19 de agosto de 2014

Virose no Jornal A Tribuna


Saiu no jornal A Tribuna de hoje, uma crítica sobre meu romance de estreia, Virose. O texto é de Alfredo Monte, que é professor (doutor pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP) e também colabora com A Folha de São Paulo.

Separei uns trechos:

"Um homem é assassinado numa pizzaria, crime encomendado por sua companheira; um entregador com um membro de 30 cm, que nunca conseguira ereção com mulher alguma, encontra o amor com uma solitária, excessivamente dedicada ao trabalho secretária obesa; o funcionário de uma empresa de energia tem de cortar o fornecimento de uma família, da qual o pai não consegue parar em emprego, a mãe se chapa com medicações tarja preta e o filho fica diante da tela da tevê o dia inteiro; um velho funcionário subalterno, num daqueles periódicos “choques de gestão” (ou reengenharia, ou qualquer modismo do tipo), é cortado do quadro da empresa, pira e chacina os seus antigos chefes, reunidos numa confraternização; um magnata da área da informática, famoso pela filantropia, é o chefão do submundo da destinação ilícita do lixo; um vírus  apelidado de “gripe suína” transforma-se numa pandemia mortífera, alastrando-se pelo território do país…"

(...) 

"Assim como outros jovens escritores (como Javier Arancibia Contreras e Vinícius Jatobá), ele revitaliza os veios do expressionismo e do existencialismo; grosso modo, o mal-estar que envolve estar vivo numa sociedade tão desigual. Afinal, como desabafou seu conterrâneo Antônio Xerxenesky (cujo F comentei semana passada): “Depois de muito ter chafurdado na metaficção, deixei de lado esses recursos (…) Essa coisa de ficar escrevendo sobre o ato de escrever cansa – e muito!”. Já era tempo. Acredito piamente que Deus tem um plano para Lucas Barroso como escritor".

No Monte de Leituras (do Alfredo Monte), dá pra ler o texto completo e outras resenhas. Inclusive, quem gosta de literatura tem que acompanhar o blog.

Clique aqui e leia o texto completo

----------------------------------------------------------

Virose no jornal Metro - http://lsbarroso.blogspot.com.br/2013/12/virose-no-jornal-metro.html

Minha entrevista no programa Tons e Letras - http://lsbarroso.blogspot.com.br/2014/02/minha-entrevista-no-programa-tons-e.html