terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Mundo É Feito de Coincidências

Será??
É sempre complicado tentar entender o que ocasiona uma coincidência. Alguns desistem pelo meio do caminho e, simplesmente, resumem tudo a um fenômeno. Outros, afirmam que faz parte do destino. Aquilo está traçado e ponto final. Não se pode fugir. Aliás, se fugir, a fuga também está traçada. Meu Deus...

Eu sinto isso quando leio o jornal. Especificamente, quando passo os olhos nos cadernos culturais. E cada vez mais, fico impressionado com o poder que alguns jornalistas especializados em literatura tem em sincronizar a leitura crítica de uma obra com a agenda do autor ou das editoras. É de cair o queixo a sintonia que existe. É um fenômeno, decerto.

Faz pouco (não vou citar os envolvidos) saiu uma página inteira falando de um livro. Fato normal e elogiável. Só que nessa mesma página já estava o serviço da sessão de autógrafos que, coincidentemente, acontecia no mesmo dia da publicação da matéria que, também coincidentemente, era positiva. Ou seja: falava bem do tal livro. Entenderam?

O jornalista cultural concluiu a leitura de um calhamaço de sei lá quantas páginas, no tempo exato para escrever sobre a história e ainda divulgar o evento de quem a criou. E essa matéria ainda apresentava um complemento de mais duas páginas (então, ao todo, foram três), apresentando outros livros da editora do autor. Incrível! Um fenômeno. Um alinhamento astral absurdo.

Teve um amigo que afirmou que o crítico pode, de fato, não ter lido a obra. Ter lido um resumo apenas, quem sabe. Ou ter só espiado a orelha e rabiscado alguns termos comuns aos especialistas. Não quero crer nisso. Já uma amiga, acredita que o jornalista leu, sim. Mas não consegue explicar a coincidência das agendas. Tudo bem, eu também não consigo.

O estranho é que coincidências como essa não ocorrem com escritores independentes. Com os independentes, o destino e as coincidências esquecem de acontecer...